Final do PROJETO NEC-Natureza Ecologia CidadePROJ / Fin du PROJET NEC-Nature Ecologie Cité

Acampamento de verão bi—nacional? Sim, on l’a fait!

O Departamento de Infância e Juventude da Câmara Municipal de Seclin (Lille, França) e o Clube Intercultural Europeu organizaram de 8 a 22 de Julho, em Lisboa, um acampamento de verão com jovens adolescentes (entre os 14 e 17 anos) residentes em França e em Portugal. Um acampamento binacional portanto. Oui, c’est vrai!;)

Criar um espaço plural, de partilha cultural e de convívio, de mútuas aprendizagens, de tempo livre educativo e de animação foi o objetivo desta iniciativa. O balanço? Muito positivo. O feedback que tivemos dos/as jovens foi bastante gratificante. Nem sempre foi fácil claro. Nunca o é, sejamos jovens ou menos jovens, franceses/as, portugueses/as, ou de outras nacionalidades, há sempre momentos na e da vida colectiva mais tensos. Pequenos conflitos, reticências ou até recusas em participar na organização da vida quotidiana, tempos em que não apetece participar nas iniciativas, cansaço, mas a verdade é que conseguimos, em conjunto, superar e ir bem para além desses momentos. Como? Falando com cada um/a, em pequeno grupo ou em plenário, procurando exercer o nosso papel de facilitadores/as de um processo de aprendizagem, reguladores/as também, por vezes mediadores/as. Dando espaço à expressão, à proposta, ao contraditório, à autorregulação dos conflitos também. E à alegriiiiiiiiiaaa. Porque este campo foi acima de tudo convívio, animação, jogos, descoberta, partilha!  O que fizemos? Tudo isso e muito mais! Visitas a lisboa, surf, grafiti, jogos colectivos diurnos e noturnos, energizers, dança, desporto, praia, escrita e desenho criativo, animações linguísticas, muitas conversas, risos, gargalhadas e…linguagem gestual também, que isto de termos nacionalidades diferentes  e de nem sempre falarmos a mesma língua obriga à criatividade. Até se criou uma novilíngua, o francoingloportugoqualquercoisa . Não conhecem? Pois…,deviam lá ter estado! Quanto ao resto… fica para nós;)

Uma particularidade deste campo foi o facto de ele ter tido uma boa dose de autogestão. Os/as jovens e a equipa de animação (também ela bi-nacional) organizaram o espaço, e foram no adaptando à medida das necessidades e das condições atmosféricas (sim, não esquecer que era  um acampamento). Quase todos os dias íamos às compras, cozinhávamos, limpávamos, (re)definíamos  as regras do campo e da vida colectiva em conjunto. Este foi também um campo em que houve vários espaços para as propostas dos/as jovens. Os/as jovens como actores do campo (les jeunes acteurs de leur séjour) era uma das matrizes do projecto educativo desta iniciativa.  Gostavam de saber mais? Pois, é normal J Para isso, podem ouvir as emissões da radio do campo (obrigada/merci Gersende!) aqui  https://soundcloud.com/radiolisboa/    . Em breve, teremos também um vídeo (obrigada/merci Alejandro!).

Agradecer à instituição Inválidos do Comercio por todo o apoio logístico e humano a esta iniciativa que teve também o apoio do programa Erasmus +.

Foi sem dúvida uma experiência de que não nos iremos esquecer. Esperamos que para ano hajam mais!;) Vamos fazer por isso.

10489746_506981786068396_1910515870590019357_n

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s