Mobilidade europeia para fins de aprendizagem: exemplos de oportunidades em continua (re)construção

No passado domingo 21 de Dezembro, partiu um grupo de formandos/as em animação (com especialização em “lazer para todos os publicos”) vindos/as dos CEMEA (organismo de formação profissional e movimento de educação popular) da região Nords Pas de Calais (França). O Clube acolheu este grupo durante 15 dias tratando de toda a logistica (alojamento; transporte, refeições) , do programa de formação e acompanhando este grupo nas suas aprendizagens.

Animações linguisticas, atelier de radio, iniciação ao teatro do oprimido, sessão de capoeira e sessão de percussão, descoberta de lisboa com métodos activos, sessão sobre a historia e a actualidade de portugal, informação sobre trabalho social e educativo, uma sessão sobre educação para direitos humanos, dinâmicas de grupo, ou ainda o apoio a estes/as formandos/as nas suas imersões em projectos sociais e educativos de lisboa e amadora e o apoio na definição , desenvolvimento e avaliação de uma animação para o seu publico alvo, foram os contributos do Clube.
Varios projectos escolhas também contribuiram, e muito, para a descoberta, partilha, e aprendizagens interculturais e queremos , novamente, agradecer-lhes por todo o seu trabalho, disponibilidade e dedicação. Foram experiências muito positivas para o grupo francês e pensamos que também o foram para os projectos que os acolheram.
Assim, un “grand merci” ao projecto Campolide Decide, ao Bola pr’a Frente e à associação nacional futebol de rua, ao projecto + Skills e à associação Mais Cidadania, ao Intendarte e à associação Jovens Seguros, à Loja Mira Jovem e à associação Raizes, ao projecto A Rodar e claro a toda a equipa, crianças e jovens do nosso projecto Sementes a Crescer. Agradecer também a junta de freguesia de Carnide.

Promover espaços de intercâmbio e de partilha de conhecimentos , saberes, e competências; permitir que (jovens) futuros/as profissionais vivam uma experiência de mobilidade europeia, promovendo de resto o dialogo intercultural e a cidadania, e contribuir para a formação humana e profissional de (futuros) profissionais na area da animação mas também da educação e do trabalho social são os objectivos que almejamos com estas iniciativas e para os quais julgamos estar a contribuir. Dizer de resto que destes projectos de mobilidade, antes financiados pelo programa Leonardo da Vinci e agora pelo programa comunitario Erasmus +, resultam, não raras vezes, projectos bilaterais, intercâmbios de jovens e/ou de profissionais, projectos de intervenção, mostrando que tais oportunidades encerram em si um potencial de multiplicação assinalavel!
 
Nota: em breve; colocaremos aqui as emissões de radio dinamizadas pela nossa Morgane com o grupo francês.
a rodar a rodarr anim ling 2 anim linguistique affiche anim linguistique anim linguistiqueeee blasons carte parlante IMG_20141219_160937

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s