USER – Espaço público, Participação, desenvolvimento local, coesão

User2

A 27 e 28 de fevereiro, o Clube participou pela primeira vez em encontros de trabalho e no dia aberto do Grupo de Acção Local do User Lisboa + SAAL. Participámos enquanto entidade gestora do projeto escolhas Sementes a Crescer. Com efeito, o Projeto  Sementes a Crescer esteve envolvido, desde o início, nas várias fases deste processo, dado o Sementes ser um projeto de intervenção socioeducativa  numa das duas freguesias abrangidas pelo USER, a freguesia do Beato.  Neste workshop de 27 e 28 de fevereiro participaram ao longo dos dois dias cerca de 60 pessoas entre representantes da Câmara Municipal de Lisboa, trabalhadores/as da CML, representantes das juntas de freguesia de Penha de França e do Beato, representantes de diversas associações do território, pessoas morando numa das duas freguesias. O diagnóstico participativo efetuado no âmbito do USER contém um levantamento importante e relativamente exaustivo das realidades socioeconómicas do território, dos equipamentos existentes e de problemas detetados nestas duas freguesias. Nele estão também recenseadas diversas propostas de várias pessoas, moradores/as, associações e entidades locais.

Durante o workshop de 27 e 28 de Fevereiro foi feito um resumo de todo o trabalho efectuado até aqui e dos passos a seguir. Para além disso, os/as participantes foram passando por 5 grupos de discussão correspondendo cada um a uma unidade de paisagem integrada nos territórios do Beato e da Penha de França, reflectindo sobre cada proposta e procurando elencar prioridades.

Desde esse encontro, e dado não se ter conseguido chegar a um consenso entre os/as presentes, foi criado o Grupo de Trabalho do Eixo I – Ecossistema Urbano e Ambiental, para que no seio desse grupo de trabalho fossem priorizadas e votadas a proposta ou as propostas a serem executadas no âmbito do Orçamento Prioritário USER (€ 90.000,00 + IVA). Esse grupo já reuniu por duas vezes, existindo neste momento 4 grande propostas (incidindo sobre o estaleiro, a encosta nascimento da costa, o parque intergeracional no bairro do Horizonte e as acessibilidades do Horizonte) que deverão ser objecto de votação no próximo dia 17 de Abril, pois somente 1 ou duas no máximo (tendo em conta o orçamento neste momento disponível) poderão ser desde já levadas a cabo. Todas as outras objecto de identificação e discussão ao longo do processo USER integrarão o Plano de Acção Local.

USER1

O Que é o USER?

É um projecto Europeu, do Programa URBACT II, onde participam 9 cidades que pretendem o envolvimento das comunidades locais na construção e melhoria de espaço público que permita suportar um modelo de Desenvolvimento Local que garanta a coesão social da cidade.

Iremos dando noticias sobre este processo. Podem também obter mais informações aqui: habitacao.cm-lisboa.pt/index.htm?no=2745001

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s