Cinema para os Ouvidos – Dia da Diversidade Cultural no Clube Intercultural Europeu e na rede MER – 21/05/2015

CARTAZCinema dos Ouvidos

Na próxima quinta-feira, venham celebrar o Dia Internacional da Diversidade com esta sessão de Cinema para os Ouvidos no Clube Intercultural Europeu!
Esta sessão apresentará vários programas da nossa webradio intercultural, multilingue e pedagógica, alguns sobre diversidade cultural, outros sobre a Europa, e outros com surpresas… Será uma oportunidade para descobrir através do som as várias facetas do trabalho do Clube, mas também representantes de vários parceiros, sejam franceses (CEMEA Rhône-Alpes, Fédération des Ecoles) ou locais (Teatro Ibisco).
Ouvir juntos estes programas será a nossa maneira de celebrar o Dia Internacional da Diversidade Cultural e a construção da rede euro-mediterrânica MER, uma rede de organizações trabalhando com jovens, presente em 15 países da Europa e do Mediterrâneo, que tem como objetivo promover a Mobilidade, os Intercâmbios e a Reciprocidade.

logo radio clube doré
…E para quem não puder estar presente na sessão de Cinéma dos Ouvidos, os programas serão publicados no nosso blogue e soundcloud também na quinta-feira!

Logo 3
Esta ação enquadra-se no dia de ações simultâneas da rede M.E.R pela diversidade e o diálogo intercultural.

Para saber mais sobre as outras ações da rede M.E.R para o dia 21 de Maio: https://www.thinglink.com/scene/649936627409354754

Mais sobre a Rede M.E.R:

Durante a semana de 17 a 24 de Janeiro de 2015, em Marselha, a associação Une Terre Culturelle organizou o grande encontro de cooperação “M.E.R. – Mobilidade, Intercâmbios, Reciprocidade” com os seus parceiros, com objetivo de avançar no sentido da criação e do reforço de ferramentas de cooperação e de trabalho em rede. Este projeto é apoiado pelo programa Erasmus+, a Região Provence Alpes Côte d’Azur e a Agência Franco-Alemã pela Juventude (OFAJ/DFJW).

Este encontro juntou organizações trabalhando com juventude baseadas em Argélia, Alemanha, Chipre, Espanha, Egipto, Itália, França, Macedónia, Marrocos, Portugal, Países Baixos, Palestina, Tunísia e Turquia.

O trabalo sobre uma carta descrevendo os valores comuns da rede, os seus princípios e objetivos, esteve no centro do programa deste encontro, para reforçar as ações que iriam começar a desenvolver neste âmbito.

Para este fim, os/as participantes chegaram à decisão de repartir e juntar as estruturas conforme a sua localização geográfica. Assim foram constituídos quatro grupos de trabalho: Norte da Europa, Sul da Europa, Magrebe e Oriente, grupos que podem mais facilmente comunicar internamente. A difusão dentro da rede é primordial e será dinamizada pelos/as voluntários/as presentes em cada um destes setores. Depois da criação da identidade visual da plataforma MER, da implementação de uma circulação das informações coerente, o objetivo será abrir os conteúdos a um público maior. A Rede M.E.R. estabeleceu com objetivos favorecer o contato entre parceiros/as da rede para a realização de ações educativas interculturais de mobilidade para a juventude; apoiar e reforçar as nossas associações para a partilha da informação, de boas práticas, de recursos e de formação; implementar uma estratégia comum de comunicação para tornar visível os nossos princípios, as ações dos membros da rede em direção da sociedade e influenciar as políticas públicas pela mobilidade da juventude.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s