Formação OFAJ em Mediação Intercultural em Hamburgo

A formação em mediação intercultural, financiada pela Agência Franco-Alemã da Juventude (OFAJ/DFJW) que decorreu de 22 a 29 de Maio, desenvolveu-se através de metodologias participativas e não-formais, em três línguas: alemão, francês e árabe.

fotografia 1

Durante todos os dias tivemos atividades de animação linguística, que para além do trabalho em torno de competências básicas nos três idiomas, contribuíram para promover um espaço de partilha intercultural.

CIMG2487

As metodologias fizeram recurso a atividades com carácter lúdico-pedagógico e a técnicas de expressão artística como a fotografia e o desenho.

fotografia 2

Iniciámos a formação com exercícios de reflexo em torno dos processos de construção das identidades culturais enquanto processos pessoais e sociais em constante processo de transformação.

CIMG2476

Tivemos um workshop de fotografia enquanto ferramenta de diálogo e comunicação de culturas e identidades bem como exemplos práticos em como a fotografia pode ser usada como instrumento de mediação intercultural (exemplo de projeto de fotografia realizado no conflito Israel e Palestina).

Visitámos vários projetos que estão a decorrer na cidade de Hamburgo e conhecemos quais os conflitos com que se deparam (gentrificação, conflitos étnico-religiosos, conflitos raciais, conflitos de interesses, etc) e conhecemos quais as metodologias e estratégias usadas para a mediação dos conflitos.

CIMG2477

Trabalhámos conteúdos sobre diferentes perspectivas da mediação intercultural na Alemanha e explorámos as diferentes dimensões das origens dos conflitos bem como das diferentes fases do processo de mediação. Aprendemos também como o desenho pode ser usado como instrumento de mediação.

Toda a estadia e o desenvolvimento da formação acabaram por ser um exercício de aprendizagem sobre mediação intercultural.

image

Algumas das atividades e exercícios práticos da formação realizaram-se no exterior, proporcionando a descoberta da cidade e suas dinâmicas.

Resumindo, foi uma experiência rica em partilha e aprendizagem quer pessoal, quer profissional. O grupo, sendo bastante heterogéneo em idades, culturas e áreas profissionais potenciou a partilha e enriqueceu a aprendizagem. Regressamos mais ricas quer pessoal como profissionalmente e só podemos dizer que o balanço é bastante positivo e aguardamos com entusiasmo a próxima fase do curso em Oran, Argélia.

image_1

Susana e Cláudia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s