Projeto WE CAN DO IT – Erasmus+

O projecto We Can Do It é um intercâmbio internacional cujo tema principal é a deficiência, contando com participantes, entre os 18 e 30 anos, com e sem limitações, provenientes de pelo menos 11 países diferentes.

10536511_703140616446339_8785348030979798169_o

Este projecto é desenvolvido e organizado pela associação alemã GEB – “Educação e Mobilidade na Europa” com mais de 20 anos de experiência no planeamento, organização e execução de projectos de mobilidade educacional na Alemanha, Europa e por todo o resto do mundo.

Contando já com 8 edições, este projecto envolve várias organizações e parcerias de diferentes países da Europa. Assim, este ano, teremos a 9ª edição do projecto WE CAN DO IT, financiado pelo programa Erasmus+.

A decorrer em Yaroslavl, na Rússia, de 28 de Julho a 6 de Agosto, esta edição contará com a presença de 5 jovens Portuguesas que irão representar o Clube Intercultural Europeu e o Gabinete de Formação Artística em Mobilidade da Junta de Freguesia da Ajuda.

Para além de participar activamente nos vários momentos do projecto, a equipa portuguesa irá desenvolver um workshop de Teatro Fórum, baseando-se principalmente no tema da deficiência motora para as suas sessões, pois este é um tema que afecta particularmente uma das pessoas da delegação portuguesa e sobre o qual, de resto, todas/os queremos intervir.

Para além do mais, daremos a conhecer aos outros participantes um pouco sobre o nosso país em geral, dinamizaremos animações linguísticas e levaremos algumas especialidades portuguesas. Falaremos também sobre a deficiência em Portugal, dando, inclusive, exemplos de boas práticas.
Será assim um encontro de partilha e troca de experiências, vivências e culturas; obstáculos e soluções, sorrisos, diversão, trabalho, descoberta, co-construção e muita alegria.
Para terminar, quem melhor que as próprias participantes para vos falar sobre as suas expectativas relativamente a este intercâmbio:

Marta Oliveira – Gostaria de conhecer diferentes práticas profissionais utilizadas nos diferentes países; melhorar competências linguísticas; partilhar práticas culturais e usufruir de momentos lúdico-pedagógicos

Clementina Varela – Nesta viagem quero não só conhecer e perceber uma nova cultura, como também desenvolver o inglês e aprender um pouco de russo. Para além do mais viver novas experiências.

Nitucha Sousa – Um convívio, de uma forma geral, é sempre enriquecedor. Assim sendo, durante o processo do We can do it espero estabelecer um contaCto saudável com os demais concorrentes a fim de perceber que tipo de trabalho é desenvolvido por cada instituição. Gostaria de conhecer um pouco da cidade de Yaroslavl bem como a cultura/tradição russa. Espero que o convívio entre os participantes desta iniciativa seja informal e descontraído.

Rita Costa – Na minha opinião realizar um intercâmbio é uma excelente oportunidade para adquirir vários conhecimentos como, por exemplo, conhecer o país, conviver com pessoas de diferentes nacionalidades e fazer novas amizades. Para tal, as minhas expectativas para com este intercâmbio são: Desenvolver o inglês de forma a obter uma melhor comunicação; Conhecer pessoas de diferentes países; Adquirir mais conhecimentos no que diz respeito à realização de intercâmbios e ao trabalho que é desenvolvido através do Projeto “We Can Do It”.

Não saiam daí e acompanhem a viagem destas 5 jovens que se encontram super ansiosas em representar Portugal !

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s