Vencedor do programa municipal BIP/ZIP 2015 Lisboa, O “Projeto D’Ajuda”, surge na sequência do trabalho realizado no projeto “ 2 de Maio todos os dias” e de uma aglutinação de vontades na freguesia da Ajuda em promover e qualificar o território de modo a melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Promovido pela Associação LOCALS, pela AASPS (Associação de Apoio e Segurança Psíco-Social) e pelo CIE (Clube Intercultural Europeu) este Projecto conta com uma alargada rede de parceiros, transversal aos vários sectores da sociedade civil portuguesa.

O “Projecto D’Ajuda” tem como objetivos a promoção do desenvolvimento local, a estimulação da participação pública e a melhoria da qualidade de vida das comunidades, promovendo as migrações entre bairros de modo a fomentar a inclusão socio-espacial.

Pretende-se mitigar a taxa de desocupação da freguesia, potenciando-se conhecimentos, produtos e valências da comunidade de forma a estimular a economia local incentivando atividades empreendedoras que ajudem a revitalizar o comércio local.

São 5 as atividades que promovem a valorização dos recursos locais e das suas “gentes” com base numa relação de pertença ao território de que fazem parte:
1. Equipa Ambulatória Local: Grupo de trabalho de proximidade com a população. Estimulo à participação local através do contacto diário. Assenta na auscultação, reconhecimento, diagnóstico e intervenção, como estímulo de processos de auto-organização.

2. Criação da Marca Social D’Ajuda: Definir uma imagem coletiva, reconhecida pela população, que reforce a pertença a um território culturalmente rico. Uma marca social na qual sejam espelhadas as dinâmicas locais e valorizados os recursos existentes.

3. Dinamização de Espaços Públicos: A revitalização do espaço público fomenta o encontro e a coesão social, gera atratividade, promovendo o comércio local. Dinamizando economicamente, socialmente e ambientalmente a freguesia.

4. Espaços comunitários e Formação: Facilitar o acesso aos espaços de debate e de trabalho coletivo a todos os interessados. Incentivo ao associativismo e cooperativismo promovendo a formação com base nas temáticas gerais de desenvolvimento local.

5. Observatório Local: Criar uma plataforma que tenha a seu cargo a recolha e atualização sistemática da informação, disponível a toda a população, sobre as dinâmicas e lógicas evolutivas do território. Esta ferramenta permite conhecer o território em tempo real cruzando dados quantitativos com qualitativos, acionando micro ações de melhorias de espaço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s