Lucia – Estagiária Galeuropa na “Casa das Cores”

 

Olá! O meu nome é Lucía, mas em Lisboa alguns chamam-me Lúcia e outros Luzia. Tenho 27 anos e sou de nacionalidade espanhola. Tive a sorte de nascer na formosa terra que é a Galiza, na cidade da Corunha. Embora eu more em Culleredo há onze anos. Estou a fazer um estágio aqui em Lisboa através do programa Galeuropa com uma duração de quatro meses.

foto 1 b (2).JPG
Considero-me uma pessoa tranquila, responsável e um pouco reservada. Eu não gosto de sair em fotos pelo que, aparecer num blogue é todo um repto para mim. Entre as coisas que gosto de fazer destaco: Passar tempo com a família e amigos; Ter momentos sós e desfrutar dos pequenos detalhes; Descobrir grupos musicais e estilos novos; Tomar café em qualquer momento do dia; Dar longos passeios perto do mar; Ficar em casa a ver filmes e séries estrangeiras no sofá; Ver o FC Barcelona jogar com a companhia do meu avô…

Tirei a Licenciatura em Professora de Ensino Básico na Universidade da Corunha porque encanta-me estar com meninos, gosto de aprender e ensinar, ser professora permite-me confortá-los quando estão tristes e sentir que sou importante no seu caminho e, além disso, posso rir e brincar como uma menina com eles. Em resumo, posso ser eu mesma!

A minha experiência profissional baseia-se no cuidado de crianças pois tenho trabalhado como cuidadora. Também tenho estado em várias escolas públicas e numa biblioteca. Assim, tenho feito trabalhos não relacionados com o sector da educação, pois em Espanha a oferta de emprego na minha área está muito complicada pela excessiva procura e pouca oferta. Há uns meses sentia-me um bocado estancada, vivendo a mesma rotina e um pouco desorientada no que diz respeito ao meu futuro profissional. A minha intenção não era sair do país, mas descobrí por acaso o programa Galeuropa Lisboa 2016 ao partilha-lo numa amizade no facebook, pareceu-me interessante e candidatei-me. Foi uma surpresa enorme ser uma das seleccionadas e sinto-me muito afortunada e contente.

Actualmente, eu estou a fazer o meu estágio na “Casa das Cores” que é um centro de acolhimento temporário para crianças em perigo. Trata-se de uma casa preparada para receber 12 crianças e jovens, onde se lhes proporciona a satisfação de todas as suas necessidades básicas e emocionais, garante-se o aceso à escolaridade e se promove as relações e contactos com as familias de origem, sempre que é possivel, com vista à sua reintegração.

Minha tarefa principal é acompanhar e guiar aos meninos nas suas rotinas diárias. Concretamente, ajudar com os trabalhos escolares, preparar as suas mochilas e roupas para o dia seguinte, dar indicações para que sejam mais autónomos na sua vida quotidiana (higiene, roupa, refeições…), aconselhar quanto à conduta e técnicas para resolver conflitos entre eles e com os adulto, escutá-los, brincar com eles e dar-lhes muito carinho, sempre mantendo um ambiente de convivência familiar.

 

foto 2 estágio.JPG

No que diz respeito a Lisboa, fascinam-me muitas coisas dela e sinto-me muito cómoda aqui porque posso…

Passeiar pelos seus pintorescos bairros, os quais supõem sempre uma aventura: vias estreitas, subir e descer escadas e encostas. Mas é necessário porque permitem obter vistas impressionantes e apreciar a arquitectura das ruas empedradas, os edifícios de azulejos, os inumeráveis murais e graffitis, a mistura de lugares cheios de lojas e bares, os parques verdes e as zonas tranquilas onde se pode olhar o mar e as suas peculiares feiras e mercados.

Comer bem e barato pois há numerosos restaurantes que o permitem. Além disso, a gastronomia lusa é muito boa. Eu gosto de provar a grande variedade de pratos de bacalhau, o frango grelhado com arroz, o cozido português que é bastante parecido ao cozido galego, os deliciosos pastéis de Belém e a ginjinha.

Enriquecer-me culturalmente. Eu nascí numa cidade pequena com uma oferta cultural mais limitada, no entanto, Lisboa acolhe comunidades muito diversas pelo que não há tempo para o aborrecimento pela sua ampla agenda cultural dirigida a este público tão variado.

Respirar tranquilidade porque apesar de ser uma capital europeia, trata-se de uma cidade relativamente pequena e não há o clima de estresse de outras grandes cidades. O estilo de vida português é similar ao espanhol, ainda que os vejo mais calmos.

 

foto-3c-lisboa

Assistir a um bom derby, como é o Benfica – Sporting de Lisboa. O ambiente que se gera neste tipo de partidas lembra-me à rivalidade futebolística dos grandes jogos entre o Deportivo da Corunha – Celta de Vigo ou um Barcelona – Real Madrid. Eu gosto de vê-los ao vivo no estádio e escutar os canticos dos aficionados. É muito fixe!

 

foto-3-d-llisboa

Contudo, desde o princípio de meu estágio pude apreciar que Lisboa tem algo diferente que a faz especial, é a tristeza que se respira pelas suas ruas e, nos seus bares, ao se escutar um fado… Embora que possa soar contraditório, além de transmitir certa melancolia e tristeza, também se respira alegria através da luz, da sua localização junto ao rio, da mistura de culturas e da sua gente amável e educada.
Por iso definitivamente, Lisboa apaixona-me!

Finalmente, o estágio é o primeiro passo para o ingresso no mercado de trabalho. É uma oportunidade que eu gostaria de aproveitar para entrar no ambiente proffisional português. A curto prazo o meu objetivo seria ficar por um tempo em Lisboa e ir à procura de um trabalho digno. Quero seguir com a aprendizagem da língua portuguesa e desfrutar da independência e autonomia que na Corunha não podia ter.

foto-4-expectativas

A saudade da Galiza é algo indiscutível, e o meu objectivo a longo prazo seria voltar com uma mala carregada de bonitas experiências que me façam amadurecer ao nível pessoal e profissional. Meu projecto de futuro sería superar o temido concurso de oposições que são uns exames bastante complicados para poder exercer como professora em escolas públicas. Eu gostaría de poder aplicar a minha bagagem nas aulas com os meus alunos e mostrar-lhes um bocadinho da cultura lusa e do idioma português. Sería muito giro!

Leave a Reply

