Elena – A aventura da minha vida

Olá! O meu nome é Elena, tenho 26 anos e sou de Moaña (Galiza).
Estou a fazer um estágio em Lisboa através do Projeto Galeuropa Lisboa 2016 até o mês de novembro.

Sou Licenciada em Educação Social e também tenho um curso como monitora de tempos livres. Sempre gostei de trabalhar com e para as pessoas e por isso decidi encaminhar a meu trabalho profissional neste âmbito. Durante os meus estudos na Universidade de Santiago de Compostela, fui voluntaria numa associação que trabalha com pessoas com adições, isso ajudou-me a reforçar a ideia de que estava no bom caminho quanto a minha escolha.

Depois de terminar os meus estudos comecei a trabalhar com crianças (coisa que também adoro fazer). Isto ajudou-me para melhorar a minha capacidade de planificação e organização, já que tinha de levar a cabo a programação mensal das atividades a realizar.
Acho que sou uma pessoa tranquila, mas que gosta muito de conhecer novos lugares. O que mais adoro é estar com a minha família e realizar atividades na natureza. A nível pessoal, reconheço que sou um bocadinho preguiçosa, mas quando quero uma coisa trabalho com todas as minhas forças para consegui-lo.

Como já disse, cheguei a Lisboa através do Projeto Galeuropa Lisboa 2016. Não conhecia esta oportunidade de mobilidade até que me candidatei pela primeira vez. Uma das principais razões pelas quais decidi começar esta aventura, foi o facto de ser em Portugal. Sempre gostei deste país e por isso estudei o seu idioma em Espanha (se calhar tem algo a ver com as minhas raízes portuguesas.).

13923873_10210343959576344_24966225441071434_o

Estou a desenvolver o meu estágio no Projeto Bola pra’ Frente E6G situado no Bairro Padre Cruz. O objetivo principal deste projeto é promover a inclusão social de crianças e jovens dos 11 aos 30 anos através de intervenções sociodesportivas. As minhas tarefas no projeto são as de dar apoio os trabalhadores durante os treinos de futebol de rua. No que diz respeito ao meu trabalho social, o que realizo são atividades de apoio às pessoas através do Gabinete Psicossocial e do Espaço Jovem. Dinamizo as aulas de espanhol para os jovens do bairro.

14372039_10210801091564358_8729499520306919173_o

O Bairro Padre Cruz é um dos maiores bairros sociais da Europa. Adoro trabalhar neste bairro já que podes encontrar diferentes culturas e etnias numa mesma rua. Alem disso, o bairro desenvolve atividades para dinamiza-lo. O que mais adoro são os murais de arte urbana que existem por todo o bairro, é uma das coisas que mais gosto em Lisboa!

Contudo, em Lisboa existem muitas outras coisas para fazer e visitar. Os miradouros situados nas colinas da cidade são espantosos para contemplar o anoitecer. Em Lisboa tens sempre algo para ver, visitar ou fazer, desde concertos ao ar livre, até atividades culturais muito destintas.

Um dos lugares que mais frequento é o Renovar a Mouraria. É um lugar muito interessante onde se pode desfrutar de concertos na rua de diversos estilos musicais (fado, música brasileira ou folclore português). Alem disso, o bairro da Mouraria é um lugar formoso onde se misturam numerosas culturas por entre as suas agradáveis ruas, é um lugar que merece a pena visitar!

De aqui a dois meses esta aventura chegará o fim. Não sei muito bem qual será o meu futuro, se estarei em Lisboa, na Galiza ou, se calhar, noutro lugar que ainda não conheço. O que sim sei é que esta experiência será um ponto de inflexão na minha vida, uma aventura a nível profissional e pessoal da qual terei muitas saudades.

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s