Aaron – Um câmbio necessario

Olá! Chamo-me Aarón, tenho 25 anos e sou Galego. Nasci em Mos (Pontevedra) e estudei Trabalho Social em Ourense, cidade onde morei 7 anos. Agora estou a fazer um estágio na cidade de Lisboa, através do Projecto Galeuropa Lisboa 2016 do Clube Intercultural Europeu. Cheguei há dois meses e tenho mais dois meses pela frente nesta maravilhosa cidade.

img_20160805_202306639_hdr-01

Para mim o facto de vir para Lisboa foi uma decisão fácil de tomar já que, devido às similitudes da língua portuguesa e galega não existem problemas de comunicação. Outras das razões da minha vinda para Lisboa é que sempre gostei de Portugal, mas nunca tinha chegado tanto a sul. Gosto de conhecer mais deste país vizinho de que tanto gosto.

img_20160925_180353277-01

Sou uma pessoa muito extrovertida, que gosta de conhecer novas culturas, sítios, sabores, sensações… Considero-me bastante curioso e sempre gostei de viver situações novas e aprender com elas, pelo facto de que Lisboa é uma cidade ideal para mim, já que é uma cidade muito multicultural e cheia de surpresas.

Tirei uma Licenciatura em Trabalho Social na Universidade de Vigo (Ourense), onde depois fiquei a viver e a trabalhar, mais não trabalhei no que eu estudei.
Eu estou a desenvolver o meu estágio no projecto In-Mouraria, pertencente o GAT (Grupo de Activistas em Tratamentos). A In-Mouraria é um centro de respostas integradas tanto sociais como de saúde para pessoas que usam drogas, com a finalidade de reduzir os riscos e danos associados ao consumo de drogas, tendo particular atenção pelo VIH e VHC.

fb_img_14740429049320495-01

O que mais gosto do meu estágio na In-Mouraria é a ideologia do projecto e o activismo que promove, acho muito interessante o trabalho que estou a realizar e penso que estou a desenvolver um trabalho social de vanguarda, pelo menos na Galiza penso que impossível pensar num projecto destas características.

No tempo que levo em Lisboa estou a desfrutar muito da vida desta cidade, é uma cidade muito multicultural, com um clima muito bom, onde se come muito bem, com paisagens espectaculares e há muito para ver. Uma das partes que mais gosto de Lisboa é um pequeno Jardim que há no Saldanha, chamado Jardim Arco do Cego, o qual está a 10 minutos de distância. Neste jardim gosto de ficar à sombra de uma árvore, beber uma imperial e comer uma bifana (tudo por 2€!).
Eu acho que esta experiência está a ter um resultado muito positivo para mim, pois estou a aprender muito tanto com o estágio, como com na cidade e as suas gentes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s