Ruben – Um estagiário galego ligado a Lisboa

O meu nome é Rubén Míguez e tenho 24 anos. Sou da Galiza (Espanha), mais concretamente de Santiago de Compostela e estou em Lisboa colaborando com a Associação Lusofonia Cultura e Cidadania através do projecto Galeuropa Lisboa 2016.

IMG_20160816_152252.jpg

Tirei a licenciatura em Trabalho Social na Galiza e sempre gostei de ir ao estrangeiro para contribuir com a minha licenciatura e com as minhas capacidades pessoais e profissionais, mas até a este momento nunca tinha tido a oportunidades de poder fazer isso.

Sou uma pessoa muito extrovertida que gosta de estar em contacto directo com as pessoas o máximo possível e de aproveitar cada um dos conselhos que me oferecem. Um dos meus hobbies é tirar um pouco do meu tempo com os meus amigos e dar um passeio, ver um filme ou simplesmente beber uma cerveja  conversando um bocadinho. Também gosto do desporto, com 6 anos comecei a jogar futebol numa pequena equipa da Galiza e depois optei também por fazer atletismo. Eu acho que isso foi umas das coisas mais importantes da minha vida pois foi através desta união que antes era uma pequena equipa e agora é a minha família depois de tantos anos juntos. Adoro descobrir novos lugares, perder-me e voltar a encontrar-me, brincar, rir e conhecer pessoas novas.

Quando terminei meus estudos estivem a trabalhar noutras áreas diferentes da social, até ter a oportunidade de realizar minha mobilidade a Lisboa. Cá sou estagiário da Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, situada no bairro da Ameixoeira. É uma associação muito familiar que faz coisas tremendamente grandes pelo bairro e por todas as pessoas que podem ajudar. As minhas funções são as de dar apoio às pessoas do bairro, realização dos atendimentos e sua posterior avaliação, apoio no banco alimentar e banco de roupas, facilitar em todo o possível o trabalho dos meus colegas…e ajudar em todas as tarefas que possa encontrar.

fb_img_1471014235848

Uma das coisas que mais gosto no meu trabalho é o facto de que é muito próximo as pessoas do bairro e que tive um acolhimento muito bom com todos os trabalhadores da associação, pelo que estou muito integrado no ambiente de trabalho.
Acho que esta experiência é uma possibilidade para crescer tanto pessoal como profissionalmente e que vai ser muito útil para o meu futuro, ao ter a oportunidade de aprender a viver numa cidade totalmente nova para mim que me permite desfrutar tanto da zona como das pessoas que estão ao meu arredor.
Resumindo, estou a viver uma experiencia que nem todo o mundo tem a sorte de experimentar.

20160919_195031-01

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s