Esteban – Um estágio em Lisboa, uma oportunidade para crescer

Chamo-me Esteban, tenho 29 anos e venho de Nigrán na Galiza.

Sou arquitecto desde o início de 2014 pela Universidade de A Coruña e desde então colaborei em diferentes ateliês, trabalhando ao mesmo tempo de maneira pessoal em diferentes competições de arquitectura e desenho.

Há dois anos, ao terminar a licenciatura, eu vivi uma experiência de mobilidade na Republica Checa com o programa Galeuropa, experiência que gostei muito e que me serviu para melhorar as minhas capacidades profissionais ao mesmo tempo que conhecia um novo país e cultura.

Sou uma pessoa determinada, optimista e que gosta muito de aprender coisas novas e relacionar-se com pessoas de outros países, já que acho que é uma boa maneira de sair da minha zona de conforto e de crescer pessoalmente. Por isso é que, não tendo uma situação laboral muito estável na Galiza e conhecendo o programa Galeuropa, decidi voltar a participar desta vez no país vizinho.

Cheguei a Lisboa com o projecto Galeuropa Lisboa 2016 do Clube Intercultural Europeu e estou a desenvolver o meu estágio no atelier João Tiago Aguiar Arquitectos. As minhas competências dentro de o atelier são as normais de um arquitecto: desenho, realização de planos, pormenores, desenhos para publicações…

Desde o primeiro dia fui tratado como um membro mais da equipa e gosto muito do ambiente de trabalho, assim como de sair a tomar algo com os meus companheiros ao fim do dia.

Além disso, a experiência no ateliê está-me a permitir perceber as diferenças que existem dentro da arquitectura aqui em Portugal (de onde se trabalha muito mais em pormenor), aprendendo assim novas maneiras de trabalhar e de compreender a minha profissão.

Gosto muito de a multiculturalidade de Lisboa, dos diferentes tipos de pessoas que é possível encontrar aqui e da diversidade das suas ruas. Lisboa é uma mistura de culturas, sons e paisagens de que nunca me canso.

Para mim, vindo de uma cidade pequena, uma das melhores coisas de Lisboa é a sua oferta cultural, é muito fácil encontrar coisas que fazer, exposições que ver, concertos a ir…

Acho que Lisboa é uma cidade muito viva e dinâmica, mas ao mesmo tempo é um lugar em que é possível viver tranquilo. Uma cidade grande, europeia, moderna, mas também acolhedora e cheia de história e tradição.

O meu maior desejo por agora é encontrar um lugar onde possa trabalhar como arquitecto e poder fazer coisas interessantes. Gostaria que esse lugar fosse Lisboa e vou tentar que assim seja.

Depois do meu estágio quero tentar ficar aqui o maior tempo possível, mas não fecho qualquer possibilidade.

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s