Temos 1 vaga para Serviço Voluntário Europeu para Pádua, em Itália, para começar em outubro de 2018! 

 

Sobre a organização parceira

A CEMEA del Mezzogiorno é uma ONLUS (organização sem fins lucrativos de utilidade social) situada em Roma e a sua acção centra-se em jovens desfavorecidos, a promoção da educação não formal através de formação, o desenvolvimento de comunidades locais e cidadanias activas. A organização faz parte do movimento educacional mundial de formadores e assistentes sociais iniciado na década de 50. Nas suas iniciativas CEMEA del Mezzogiorno envolve crianças, adolescentes, pais e professores através de atividades lúdicas e recreativas, que são as principais ferramentas de seu trabalho. As principais atividades na Itália podem ser resumidas em: estágios de treinamento para educadores, professores, animadores; centros educativos para crianças, adolescentes e jovens; atividades artísticas e culturais dentro de programas sociais; férias e centros de horas livres; intercâmbios internacionais; oficinas fora do ensino obrigatório; educação ecológica e ambiental; intercâmbios com universidades; reuniões e seminários nacionais e internacionais; atividades de publicação (boletins, livros, revisões, …).

Sobre a organização de acolhimento

“ConTatto CEMEA Veneto onlus” é uma cooperativa social sem fins lucrativos ativa em Pádua e é membro da Federação Italiana do CEMEA (Centros de Formação em Métodos de Educação Ativa). A organização desenvolve suas ações na área de Pádua e no território nacional, em colaboração com a Federação Italiana e outros parceiros. A equipe da “ConTatto Cemea Veneto” consiste de 15 pessoas, trabalhando em diferentes missões. Mas a força da organização está na rede de membros voluntários ativos, que estão envolvidos em diferentes graus tanto em eventos pontuais quanto em ações contínuas. A organização trabalha em conjunto com instituições e com muitas associações locais e regionais como parte de uma rede. Como membro da FITCEMEA (que é parceira ativa da Federação Internacional do CEMEA), a organização está motivada para atuar a título nacional e internacional. Neste sentido, o objectivo é receber voluntários para o Serviço Voluntário Europeu.

A “ConTatto CEMEA Veneto” está envolvida em vários projetos em toda a área central e área metropolitana da cidade. Todos os locais são acessíveis aos voluntários por meio de transporte público ou compartilhamento de carros. Os voluntários operarão principalmente na área da aglomeração de Pádua.

Descrição geral da vaga

Principais atividades:

  • Apoiar a equipa interna a realizar atividades de lazer com crianças
  • Organizar atividades culturais / desportivas / criativas

Perfil da voluntária/o:

  • Atitude de pesquisa, com motivação para descobrir em qual “path” estão mais envolvidos e em busca de seu próprio caminho durante as formações e atividades.
  • Flexibilidade: os/as voluntários/as vão participar em várias missões diferentes com diferentes objetivos. É necessário flexibilidade mental e curiosidade para experimentar os próprios métodos de educação ativa, isso significa experimentar práticas diferentes em primeira mão antes de trabalhar com o público (brincar e produzir jogos, cantar, dançar, desenhar, pintar, agir de forma dramática jogos, atividades manuais, etc …).
  • Flexibilidade horária: as diferentes atividades são desenvolvidas em diferentes momentos do dia e da semana (de manhã, à tarde, à noite, durante o final de semana). Os voluntários/as têm um horário semanal de 30/36 horas por semana que muitas vezes pode mudar de acordo com as necessidades da organização.
  • Será dada preferência aos/ás candidatos/as que já se envolveram numa realidade de voluntariado como uma associação, um comité, um grupo, etc.
  • Motivação para trabalhar com crianças e jovens
  • Saber trabalhar em equipa e ser comunicativo
  • Responsável e paciente
  • Interesse na área social e intercultural
  • Idade entre os 18 e 30 anos

Descrição dos Projetos
Esta vaga apresenta 4 projetos (caminhos) que poderás experimentar num primeiro momento e que depois poderás desenvolver mais independentemente.

Os/as voluntários/as estarão envolvidos em várias actividades, onde o objectivo comum é promover a facilidade e riqueza educativa entre os diferentes grupos-alvo. Os/as voluntários/as serão acompanhados por formadores nessas atividades seguindo metodologias de educação ativa. Estes quatro “caminhos” em que participarão, nos quais terão a possibilidade de se envolver com diferentes graus de implicação, de acordo com seus próprios interesses e sua evolução pessoal durante a mobilidade do SVE.

Aqui um resumo dos caminhos, para ler mais sobre cada projeto e responsabilidades por favor consulta este Infopack.

1. “Casa In Contra”
As atividades serão realizadas no centro comunitário de educação “Casa InContra”.

  • As atividades propostas no caminho do projeto têm como objetivos:
    • Proporcionar às crianças um tempo de qualidade.
    • Propor um tempo para jogar ou desenvolver atividades estruturadas, de acordo com suas necessidades e sua idade.
    • Para incentivar a exploração de suas capacidades e a comparação com os outros, para promover o conhecimento do mundo exterior e as relações sociais através da experiência de jogo.
  • A tarefa dos voluntários será propor às crianças da comunidade momentos de jogos ou atividades estruturadas para crianças.

2. “Caminhos educativos no território”
A ConTatto CEMEA Veneto desenvolve várias situações educacionais no território de Cadoneghe (município do Cinturão Urbano de Pádua facilmente acessível por voluntários de forma autônoma), as intervenções têm como objetivo prevenir a doença e apoiar pessoas em situações difíceis. O alvo das intervenções é variado (menores, adolescentes, jovens, adultos, famílias).

3. “Promovendo o bem-estar na sala de aula”
Neste caminho, o voluntário irá co-apoiar os educadores nas atividades propostas aos professores e aos alunos com o objetivo de promover o bem-estar das pessoas na sala de aula, utilizando métodos de educação não formal.  Quando em sala de aula há alunos de diferentes origens e culturas, torna-se difícil para alguns professores garantir a qualidade do ensino e a qualidade de bem-estar dos alunos em sala de aula. Além disso, há muitos estudantes (nas escolas vocacionais, sobretudo) que não estão motivados para terminar o curso. Durante três anos, os formadores do CEMEA Veneto realizam workshops e ensinam actividades de apoio em várias escolas de 1ª e 2ª séries em Pádua.

Este caminho tem os seguintes objetivos:
– Apoiar os professores através de formações e reflexões educacionais e diálogos, de forma a apoiar o seu trabalho e o seu bem estar em sala de aula;
– Apoiar os alunos através de actividades práticas e laboratoriais, utilizando metodologias de educação activa de modo a promover uma forma diferente de viver a sua relação com os outros alunos e com o professor e promover o seu bem-estar na sala de aula.
– Promover uma dimensão de atenção e respeito pela diversidade cultural através do envolvimento de voluntários europeus; incentivar os alunos a trazer essas dimensões em suas vidas e na sala de aula.

As tarefas dos voluntários neste percurso serão diferentes consoante a escola em que frequentarem (ver infopack).

4.  “Um tempo de lazer de qualidade”
Neste percurso, o voluntário estará envolvido na organização de atividades para crianças e jovens, propondo momentos de animação para crianças e jovens que moram no mesmo bairro onde está localizado o centro comunitário “Casa Incontra” e onde nossa associação é muito ativa. Um tempo de lazer de qualidade (no sentido do termo francês “loisir”) não imposto por adultos, mas decidido e organizado com crianças, usando métodos educativos não formais. Esses momentos de lazer ocorrerão em uma sala do centro cultural durante a tarde (de segunda a sexta-feira) durante o ano letivo. Além disso, durante as férias de verão, o voluntário estará envolvido na organização de centros de tempo de lazer. O voluntário contribuirá nestas actividades, recusando tópicos com as suas próprias capacidades e competências, tais como a descoberta de algumas características do seu país de origem, cidadania europeia, diversidade cultural, desporto, passatempos, etc.

As tarefas do voluntário serão planear e realizar atividades para crianças, tais como jogos externos, jogos, atividades manuais ou artísticas ou expressivas, atividades dramáticas ou culinárias, músicas, danças, passeios culturais – os voluntários participarão de treinamentos com nossos treinadores para dominar esses problemas. Além disso, uma tarefa será reordenar os materiais e os espaços, uma vez terminados, bem como organizar os espaços.

Atividades secundárias também estão previstas ( ver Infopack).

Condições (mais info ver Infopack)

  • Alojamento a cargo da entidade de acolhimento
  • Viagem de avião ida e volta
  • Bolsa para comida e transportes locais
  • Curso de língua italiana
  • Formações durante o SVE pela agência nacional italiana
  • Seguro de saúde coberto pelo Programa Erasmus+

Candidaturas
1.Os candidatos deverão estar inscritos na Base de Dados do Corpo de Solidariedade Europeu, com a sua ferramenta PASS, conforme especificado no Guia Erasmus + 2018.

2. Enviar para info@clubeintercultural.org até 18 agosto 2018 com:

  • Referência no assunto “Candidatura SVE: Ad Agio, Pádua, Itália”
  • Carta de motivação
  • CV

3. Haverá uma entrevista via Skype com a organização de acolhimento após um processo de seleção inicial.

Mais informação sobre SVE – Serviço Europeu de Voluntariado
https://europa.eu/youth/eu/volunteering/european-voluntary-service_pt

Anúncios