Logotipo GCF 2_ FINAL_sem fundo

A Geração Com Futuro – Associação de Moradores (GCF), fundada em 2007, é uma associação de cariz social e cultural criada por um grupo de jovens do antigo bairro da Curraleira. Esta promove melhorias no bairro da Quinta do Lavrado através da programação educativa, desportiva e cultural bem como a promoção do tecido associativo e o aumento da partilha de experiências e recursos entre organizações.

Em 2019 abre uma nova atividade: a Sala de Apoio ao Estudo financiada pelo programa BipZip 2018 da CML. Neste âmbito o Clube Intercultural Europeu irá atuar como parceiro da atividade com o apoio de recursos humanos bem como apoio logístico.

Esta atividade pretende ajudar crianças do 1º ao 3º ciclo escolar a adquirir competências básicas e a acompanhar o ritmo das aulas promovendo a cooperação entre a escola e as famílias. Os objetivos principais são apoiar os/as alunos/as no seu sucesso escolar e envolver os/as encarregados/as de educação na compreensão dos conteúdos e no que a escola espera dos/as alunos/as.

Aqui seguimos a “lição” segundo Davies (1989) “existem muitas vantagens num trabalho com os pais, pois com o envolvimento dos pais podemos ajudar: as crianças, os pais, as escolas e esperar melhorias na sociedade democrática”.

O apoio acontecerá todas as tardes durante 3 horas incluindo as férias do Natal, Carnaval e Páscoa com uma equipa de até 3 técnicos em sala. A Geração com Futuro facilitará o contacto entre os técnicos da Sala de Estudo e as famílias e fará de mediador sempre que necessário.

A atividade de apoio ao estudo acontecerá durante 3 anos na área social da sede da Geração Com Futuro (área que neste momento está em obras de requalificação pelo que não se encontra ainda disponível).

Este espaço está pensado para dar resposta a necessidades locais com atividades para crianças, jovens, famílias e idosos: sala de estudo, atendimento social, desporto (futsal, streetworkout, etc.), jogos tradicionais e tertúlia mensal “Os Avós Contam Histórias da Curraleira”.

Durante as obras de requalificação, o início da atividade “Sala de Apoio ao Estudo” terá lugar num espaço cedido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (Rua José Inácio de Andrade Lote 2A, 1º B, 18, 1900-150 Lisboa). Os horários serão adaptados aos horários escolares das crianças (ainda a definir).

O Clube Intercultural Europeu, com experiência no trabalho comunitário com crianças desenvolvido no Sementes a Crescer, será o encarregado de conduzir o trabalho na Quinta do Lavrado e a coordenar pedagogicamente a atividade da Sala de Estudo desenvolvendo o trabalho com as crianças e a ligação com os/as encarregados/as de educação e professores/as das escolas, assim como gerir uma bolsa de voluntários/as e o seu desempenho. Servirá também como reforço do associativismo comunitário local e o trabalho em rede entre bairros.

Ponto de Contacto no Clube Intercultural Europeu

Natalia Martinez
Gestora de mobilidades e Técnica Comunitária
natalia.martinez@clubeintercultural.org