Acolhimento de grupos

O CLUBE acolhe grupos para visitas de estudo, por exemplo no âmbito de formações para animadores-as socioculturais.

Em Abril e Junho de 2013, o CLUBE recebeu três grupos vindos do Norte de França, compostos por animadores-as socio-culturais no âmbito de formações dlo CEMEA Nord-Pas-de-Calais. O CLUBE organizou a estadia de A a Z, proporcionando alojamento, momentos de formação, animação linguística, visitas de estruturas e organizações socio-culturais da Grande Lisboa, actividades de divertimento, descoberta cultural de Lisboa, etc…

  • alojamento

Os grupos foram alojados no Hotel Residencial Jardins da Amadora, a só 3 minutos da estação de comboios da Amadora que levava os participantes até ao centro histórico de Lisboa em menos de 20 minutos!

O hotel também proporcionou salas para os grupos se reunirem e animar workshops, noites de karaoke, e sobretudo um acolhimento espectacular.

  • alimentação

Durante as estadias, houve dois tipos de refeições: refeições organizadas pelo CLUBE e refeições “livres”. Os-as participantes receberam um budgeto alimentar que usaram como bem queriam para as refeições. As restantes refeições foram organizadas pelo CLUBE ou no Hotel, ou em sítios culturais de interesse como no RDA 69, no Espaço Salgado, no Bacalhoeiro, e mais, para juntar ao prazer de comer a descoberta cultural e o contacto com Portugueses-as. Até organizamos um pique-nique no parque do Alto dos Moinhos!

Para dois dos grupos também foram organizados de forma facultutative jantares “chez l’habitant”, que daram aos-às participantes que o desejeram a oportunidade de descobrir a gastronomia portuguesa em casa membros do CLUBE, e assim conhecendo uma realidade que só poucos-as turistas puderam conhecer!

Todos os regimes particulares de alimentação (vegetariano, vegano, hallal…) foram respreitados no máximo das nossas capacidades.

  • programa e visitas

Os grupos tiveram a oportunidade de visitar várias organizações locais na área da animação socio-cultural, trabalhando com crianças, pessoas idosas, pessoas portadoras de deficiência, bairros sociais, etc… Os-as participantes puderam assistir e, em certas organizações, participar nas actividades ou realizar eles-as próprios-as uma animação.

Algumas das organizações visitadas foram Mãos do Mundo (Carnide), a Universidade Sénior (Amadora), Inválidos do Comércio (Lisboa), Transformers (Damaia), …

Os grupos de Junho tiveram uma participação activa e generosa na preparação do festival O Bairro i o Mundo no bairro da Quinta da Fonte em Loures, onde foram acolhidos de braços abertos pelo Teatro IBISCO e a Câmara Municipal.

Também foram organizadas visitas culturais a museus ou eventos ligados às festas de Lisboa.

  • animação linguística

Os grupos aproveitaram várias sessões de animação linguística, que lhes permitiu aprender umas noções de português duma forma lúdica, divertida e útil!

Estes momentos de convívio e de jogos foram animados por um acompanhante do CEMEA Nord-Pas-de-Calais e pelas acompanhantes do CLUBE.

  • lazer e momentos mais informais

Para cada participante puder aproveita no máximo da sua estadia em Lisboa, as acompanhantes do CLUBE puseram-se a disposição dos-as participantes para tentar dar-lhes informações sobre as diferentes actividades de lazer que lhes podiam interessar, e respondar aos pedidos e necessidades de cada um-a.

Também aconteceram muitos momentos de convivio informal entre participantes e acompanhantes, por exemplo durante o pique-nique no parque Alto dos Moinhos, a noite especial organizada no Bacalhoeiro para a Fête de la Musique, ou a noite karaoke no hotel.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s