O Clube iniciou um novo projeto na área de educação que permite explorar os conceitos e metodologias do trabalho relacionados com a utilização dos jogos (Game-based learning) como ferramentas de educação não-formal. 

Este visa atingir principalmente youth workers (trabalhadores/animadores de juventude), introduzindo novos conceitos e metodologias de trabalho no seu dia a dia.

O projeto reúne parceiros com uma grande motivação de jogar com conceitos e metodologias, trocando melhores práticas e desafiando a abordagem padrão para o trabalho com jovens. Baseando-se em princípios de aprendizagem experiencial, visa explorar o potencial de “Games”, “Gaming”,“Game-based learning” e “Gamification” e sua aplicação prática.

Implementado no âmbito do programa Erasmus+ “KA2 Parceria Estratégica no domínio da juventude”, o projeto terá vigência de 01.02.2019 a 31.10.2020.

A iniciativa envolve cinco parceiros para o intercâmbio de boas práticas entre as organizações envolvidas:
FEIO – Fundacja Europejski Instytut Outsourcingu  (Polónia) 
DeM- Deneyimsel Eğitim Merkezi (Turquia)  
ASKCR – Asociace stredoskolskych klubu Ceske republiky z.s. (República Checa)
IASIS (Grécia)
Clube Intercultural Europeu (Portugal)

O que vamos desenvolver
1.    Questionário – analisar o nível de conhecimento de conceitos e técnicas baseados em jogos e sua aplicação pelos youth workers
2.    Focus Group – consistem em youth workers, com o objetivo de recolher e comparar diferentes experiências, opiniões e metodologias
3.    Formação –  de longo prazo para youth workers / educadores e gerentes seniores
4.     Implementação de ações locais realizadas pelos youth workers em cada país parceiro
5.    Eventos para partilhar e disseminar os resultados do projeto com jovens trabalhadores, organizações / entidades que trabalham com jovens e o público interessado

[ENG]

Clube Intercultural Europeu started a new project in the area of education that allows to explore the concepts and work methodologies related to the use of games (Game-based learning) as tools of non-formal education.

The project is mainly aimed at young workers, introducing new working concepts and methodologies, on the daily basis.

Bringing together partners with a great desire to “play” with concepts and methodologies, the project ams at exchanging best practices and challenging standard approach towards youth work. Basing on experiential learning principles, initiative aims at exploring the potential of “Games”, “Gaming”, “Game-based learning” and “Gamification” and their practical application. 

The project is implemented within the framework of the Erasmus+ Programme “KA2 Strategic Partnership in the field of youth” from the 01.02.2019 to 31.10.2020

The initiative consists of five partners for the exchange of good practices between the organizations involved:
FEIO – Fundacja Europejski Instytut Outsourcingu (Poland)
DeM Experiential Training Center (Turkey)
ASKCZ (Czech Republic)
ASIS (Greece)
Clube Intercultural Europeu (Portugal)

What we will develop
1.    Survey analysing level of game-based concepts and techniques awareness and their application by the youth workers
2.    Focus Groups consisting of youth workers, aimed at collecting and comparing different experiences, opinions and methodologies
3.    Long-term training for youth workers/educators and senior managers
4.    Implementation of local actions conducted by the youth workers in each partner country
5.    Dissemination events to share project outcomes with youth workers, organisations / entities working with youth and interested public