O STreet ARt – STAR project, é um projeto ao abrigo do programa Europa para os cidadãos, que visa incentivar a participação democrática e cívica dos cidadãos da União Europeia, através das praticas do Street Art, desenvolvendo assim a compreensão dos cidadãos sobre a política da União, promovendo oportunidades de voluntariado a Nível da união Europeia, e incentivando o compromisso intercultural dos participantes.

Contextualização do projeto:

Hoje em dia, as cidades europeias enfrentam vários problemas, incluindo a fragmentação, a estigmatização das minorias e a exclusão social. O colapso sistémico do final dos anos 2000, bem como a crise dos migrantes europeus, levou à degradação de algumas áreas em muitas cidades e à consequente marginalização de grupos de pessoas que viviam nelas.Estes processos representam uma ameaça para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento sustentável das cidades da UE. Portanto, é crescente a necessidade de ações sistemáticas de regeneração urbana e promoção da inclusão, da cidadania ativa e do senso de comunidade entre as pessoas. O engajamento social e intercultural é essencial para garantir mudanças positivas num nível local e internacional.

Uma ferramenta eficiente para atingir essa meta é STREET ART

O STREET ART é uma forma de expressão social que permite envolver as comunidades e regenerar a imagem dos bairros; pode aumentar a identidade local, a compreensão mútua e a solidariedade. Além disso, o desenvolvimento de uma ligação emocional aos espaços públicos através de atividades coletivas contribuirá para aumentar o sentimento de pertença dos cidadãos a esses espaços públicos, ao mesmo tempo que facilita a sua utilização sustentável.

FINANCED BY

PARTNERS