Notícias, projetos, projetos internacionais

Come2Art

CONTEXTO

EMPODERAMENTO POR MEIO DA INCLUSÃO

A nível da UE, 7,3 milhões de empregos culturais e criativos serão afetados pela COVID-19 (Culture Action Europe, 2020). Esta redução terá um impacto económico e social significativamente negativo, tendo em conta o papel das artes no bem-estar da comunidade.

Assim, o papel dos artistas deve ser reinventado, explorando novas oportunidades, incluindo formas mediadas digitalmente para produção de conteúdo e colaboração com os cidadãos na criação de conteúdo (OCDE, 2020). 

Simultaneamente, o COVID-19 obriga os indivíduos a adquirir habilidades para a vida (flexibilidade, habilidades de pensamento crítico e criativo (JRC, LifeComp 2020) para se tornarem mais resilientes e criativos, à medida que os períodos de crise proliferam. Com base no exposto, é um momento crítico para construir resiliência a nível comunitário em toda a Europa, estabelecendo um esquema de colaboração entre artistas/trabalhadores culturais atualmente no limbo e membros da comunidade, promovendo o desenvolvimento de competências para a vida através das artes e usando o placemaking criativo como tela para testar as competências adquiridas através de uma abordagem inclusiva, promovendo a cidadania ativa.
TARGET 

Membros da comunidade com a idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, mulheres e representantes de minorias étnicas e culturais.

Artistas/trabalhadores culturais no limbo, com destaque para os que trabalham no campo das artes visuais, cénicas e do cinema, fortemente afetados pelo COVID-19.

Centros comunitários locais ativos no campo da participação cívica e inclusão social.

FORMAÇÕES