VALITS 2.0

VALITS 2.0 é um projeto que pretende apoiar pessoas com baixas qualificações e/ou em situação de vulnerabilidade a verem as suas competências pessoais reconhecidas, facilitando o acesso ao emprego ou à formação, de forma a melhorar as competências que já possuem e/ou adquirir novas competências.

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INFORMAIS:

Todas as pessoas possuem competências transversais informais, adquiridas em meios externos à educação formal, e que são relevantes para vários setores e ocupações profissionais, uma vez que não podem ser substituídas por computadores ou robots.
Exemplos destas competências são o trabalho em equipa, competências interpessoais, linguísticas, digitais, competências de liderança, entre outras.

OBJETIVOS:

O projeto VALITS 2.0 irá favorecer o acesso a formação, aquisição de qualificações e ao emprego a trabalhadores com baixas qualificações, através de:

  • Avaliação das suas competências transversais informais com o VALITS 2.0. Assessment Tool, uma ferramenta de avaliação que garante resultados objetivos.
  • Validação das suas competências transversais informais, tornando-as visíveis e certificando-as através de um Certificado de Competências credível em que os empregadores possam confiar.
  • Apoio na procura de recursos para melhorarem as suas competências, adaptados às necessidades de cada indivíduo, ligando a Ferramenta de avaliação de competências com um Guia de Aprendizagem.
  • Facilitação de um Manual de Formação para consultores de qualificação profissional sobre como apoiar pessoas em situação vulnerável e/ou pouco qualificadas na identificação e melhor uso das suas competências.

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O projeto VALITS 2.0 irá desenvolver três novas ferramentas inovadoras que, pela primeira vez vão orientar pessoas em situação de vulnerabilidade, trabalhadores com baixas qualificações e consultores de qualificação profissional:

  1. Ferramenta de Avaliação – uma ferramenta destinada a pessoas pouco qualificadas, baseada num conjunto de testes e perguntas que identificam, de forma indireta, as competências do utilizador e as avaliam objetivamente.
  2. Guia de Aprendizagem – um banco de dados digital que fornece informações sobre oportunidades de aprendizagem com base na pontuação da avaliação pessoal de cada utilizador.
  3. Manual de Formação – tem como objetivo fornecer aos consultores de qualificação profissional o treino e o conhecimento necessários para apoiar os grupos-alvo a melhor usarem as suas competências.

Ferramenta de Avaliação

Guia de aquisição de competências

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