VALITS 2.0 é um projeto que pretende apoiar pessoas com baixas qualificações e/ou em situação de vulnerabilidade a verem as suas competências pessoais reconhecidas, facilitando o acesso ao emprego ou à formação, de forma a melhorar as competências que já possuem e/ou adquirir novas competências.
COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INFORMAIS:
Todas as pessoas possuem competências transversais informais, adquiridas em meios externos à educação formal, e que são relevantes para vários setores e ocupações profissionais, uma vez que não podem ser substituídas por computadores ou robots.
Exemplos destas competências são o trabalho em equipa, competências interpessoais, linguísticas, digitais, competências de liderança, entre outras.
OBJETIVOS:
O projeto VALITS 2.0 irá favorecer o acesso a formação, aquisição de qualificações e ao emprego a trabalhadores com baixas qualificações, através de:
- Avaliação das suas competências transversais informais com o VALITS 2.0. Assessment Tool, uma ferramenta de avaliação que garante resultados objetivos.
- Validação das suas competências transversais informais, tornando-as visíveis e certificando-as através de um Certificado de Competências credível em que os empregadores possam confiar.
- Apoio na procura de recursos para melhorarem as suas competências, adaptados às necessidades de cada indivíduo, ligando a Ferramenta de avaliação de competências com um Guia de Aprendizagem.
- Facilitação de um Manual de Formação para consultores de qualificação profissional sobre como apoiar pessoas em situação vulnerável e/ou pouco qualificadas na identificação e melhor uso das suas competências.
O projeto VALITS 2.0 irá desenvolver três novas ferramentas inovadoras que, pela primeira vez vão orientar pessoas em situação de vulnerabilidade, trabalhadores com baixas qualificações e consultores de qualificação profissional:
- Ferramenta de Avaliação – uma ferramenta destinada a pessoas pouco qualificadas, baseada num conjunto de testes e perguntas que identificam, de forma indireta, as competências do utilizador e as avaliam objetivamente.
- Guia de Aprendizagem – um banco de dados digital que fornece informações sobre oportunidades de aprendizagem com base na pontuação da avaliação pessoal de cada utilizador.
- Manual de Formação – tem como objetivo fornecer aos consultores de qualificação profissional o treino e o conhecimento necessários para apoiar os grupos-alvo a melhor usarem as suas competências.
Ferramenta de Avaliação
Guia de aquisição de competências
Espreite a nossa newsletter:
FINANCIADO POR:

PARCEIROS DO PROJETO:
SEGUE-NOS