INCOME – INovating COworking Methods Through Exchange |2017-2019

A crise afetou particularmente os jovens, que se confrontaram com altas taxas de desemprego que atingiram em 2015, segundo as estatísticas oficiais as seguintes percentagens: Grécia (49%), Itália (42,7%), Espanha (46,2%) e Portugal (32,78%). Os jovens ainda correm o risco de se tornar uma “geração perdida” com possibilidades limitadas de encontrar emprego, pagar a sua vida e iniciar uma família.

Além disso, o descontentamento dos jovens em relação à sua exclusão do mercado de trabalho provoca desconfiança em relação à capacidade do Estado ou da UE em satisfazer as suas necessidades, resultando isto num crescente ceticismo em relação à Europa e também no crescente apoio a partidos extremistas de direita. Com a falta de resposta ao desafio do desemprego juvenil do Estado, várias iniciativas de fundo emergiram.

Os 9 parceiros envolvidos tiveram a oportunidade de compartilhar sua experiência em co-working a partir de diferentes perspectivas, trocar conhecimentos e boas práticas, particularmente através da organização de intercâmbios de experiências através do trabalho de acompanhamento entre os parceiros. Os resultados serão analisados e discutidos em duas conferências e documentados e divulgados através de uma publicação on-line.

O projeto visa criar parcerias estratégicas com base na abordagem “multistakeholder”, isto é, inclui autoridades locais, associações de trabalhadores, empresários, artesãos, associações sociais e cooperativas. Também prevê a criação de uma rede internacional baseada no nível local, com o Clube como representante em Portugal. Dentro da estrutura do projeto o Clube organiza boas práticas e trocas de conhecimento, a fim de facilitar a transição dos jovens da educação para o mercado de trabalho.

O projeto foi desenvolvido por 9 parceiros: ALDA – European Agency for Local Democracy (Itália-França); Conzorcio ARCA (Itália); EuropImpulse (Valência, Espanha); Development Centre Novo Mesto (Eslovénia); LDA (Local Democracy Agency) Mostar (Bosnia and Herzegovina); Megahub (Italy) e Municipality of Larissa (Grécia).

O projeto é co-financiado pelo programa ERASMUS+ no âmbito das Parcerias Estratégicas KA2 no domínio da juventude e tem a duração de 24 meses (1 março 2017 a 28 fevereiro 2019).

Publicação Final 

Está disponível para download aqui a publicação final em Português e aqui a publicação final em Inglês, reunindo os resultados do projeto INCOME.

Mais sobre o projeto no site da organização coordenadora Färgfabriken e no grupo público do facebook Income.

Contacto no Clube Intercultural Europeu

Nuno Wemans

Gestor de Projetos

nuno.wemans@clubeintercultural.org